ALB/Seccional-Suiça = Ato: 0001/2012

Academia de Letras do Brasil

Seccional-Suiça


Atos da Presidencia

Ato/001-2012
Posse de Membros Correspondentes, Criação da GH-Galeria de Honra e da CAJ-Comissao de Avaliaçao e Julgamento, Nomeação, Indicaçao de escritor “In Memoriam” a GH, Comunicaçao de Vacância e Outros.

1° O Presidente desta Seccional Dr. Carlos S. Ventura, no uso das suas atribuições cumprindo as normas estatutárias e regimental, torna publico a posse como membros correspondentes desta casa com antiguidade a contar como base a data de sua posse os seguintes Imortais e da outras providencias:

Ângela Maria de Meira Cândido

Carlos  Alberto Lopes de Sousa

Carlos Souza de Jesus

Dyandreia Valverde Portugal

Fabricio Souza Santos

Franklin Lopes de Freitas

Izabelle Valladares

Janaina da Cunha

João Wilton Alves

Renata Rimet

Silvia Araújo Motta

Sonia Cristina Miquelin

Sueli Maria Alvarez Angelote

Katia Maria Bobbio Lima

Valdeck Almeida de Jesus

Vanessa Rodrigues de Sousa

§ Também foram outorgados titulos e medalhas de Honra ao Mérito a personalidades e artistas:

No ultimo dia 30 de Março de 2012 a ALB- Academia de Letras do Brasil, através da sua Seccional/Suíça, Homenageou Personalidades, Entidades e Empresas que Difundem, Promovem, Preservam, Apoiam e Patrocinam, as Artes e a Cultura Brasileira na Suiça.

O espaço escolhido para abrigar esta festa em nome da cultura e das artes do Brasil foi o Cantinho Cultural, espaço de leitura e artes na cidade de Bienne/Suíça.
A cerimônia foi presidida pelo Presidente da Secciona/Suiça da ALB-Academia de Letras do Brasil, Dr. Carlos Ventura.

Evento que contou com a a presença da comunidade brasileira e imprensa local.

Ao todo foram 13 os que receberam Medalhas e Diplomas, da ALB/Suíça.

*Medalha do Merito Litero-Cultural Euclides da Cunha:

Anita Aeppli = *Medalha do Mérito Litero-Cultural Euclides da Cunha,
no grau de COMENDADORA:
Brasileira, Residente na Cidade de Berna, fundadora da 1° Biblioteca Comunitária Brasileira de Berna/Suíça.

CEBRAC-Centro Brasil Cultural = *Medalha do Merito Litero-Cultural Euclides da Cunha:
Associação fundada em 16 de março de 1996, com sede na cidade de Zurich/Suíça.
Abriga uma biblioteca com um acervo de  2’600 exemplares (livros e DVDs), promove eventos culturais além de cursos e projetos de integração da comunidade brasileira na Suíça.
Representado pela Sra. Nilce Cunha


Fatima Simon = *Medalha do Merito Litero Cultural Euclides da Cunha:
Brasileira, residente na cidade de Bienne/Suiça, exerce o cargo de Vereadora na Suiça e presta relevantes serviços a comunidade brasileira através de projetos e atividades socio-culturais em diversas entidades.

Francisco A. Nascimento de Oliveira (De Oliveira) = Medalha do Merito Litero Cultural Euclides da Cunha no Grau de Cavaleiro:
Brasileiro/BA, residente na cidade de Bienne/Suiça, micro-empresário. Fundador e Presidente do espaço cultural de leitura e difusão de obras literárias e seus autores  “Cantinho Cultural”.

Maria José Perrin (Marijô Perrin) =  *Medalha do Merito Litero Cultural Euclides da Cunha no Grau de EMBAIXADORA da Cultura e das Artes:
A mais antiga brasileira residente na cidade de Berna/Suiça. Através da dança e seus quitutes e colares promove e difunde a nossa cultura e arte em suas apresentações publicas e privadas.
Marijô, como é mundialmente conhecida.

Manoel Matias Lopes (Mestre Matias)  = Medalha do Merito Litero Cultural Euclides da Cunha no Grau de EMBAIXADOR da Cultura e das Artes:
Brasileiro/MG, Mestre de Capoeira, que reside o promove, difunde e preserva a Arte da Capoeira na Suiça ha mais de 25 anos, recebeu a nossa mais alta honraria.

_______________________________________________________

*Medalha de Honra ao Mérito:

Isabella Baugartner, (Isabella Moda) = Medalha de Honra ao Mérito
Brasileira/SC, Micro-Empresária do ramo de moda e acessórios, que patrocina, apoia e promove projetos culturais e artistas brasileiros na Suíça.

Anelise Folcato = Medalha de Honra ao Mérito:
Brasileira/SP, Professora de língua portuguesa e ensina o (Português Brasileiro) a suíços com ênfase na cultura e nas artes brasileiras. Promovendo desta forma uma aproximação dos seus alunos com o Brasil através da sua grande diversidade cultural.

Migros-Clubschule = Medalha de Honra ao Merito
Clube de cursos ligado a rede francesa de supermercados Migros, promove o ensino da língua portuguesa (Português Brasileiro) com enfase nas Artes e Cultura Brasileira.
Foi representado pela professora Anelise Folcato

Missão Catolica de Lingua Portuguesa = Medalha de Honra ao Mérito
Promove além do apoio psicossocial e jurídico ao imigrante de língua portuguesa, promove cursos e a integraçao dos emigrantes brasileiros através de projetos artisticos e culturais. Prestando relevantes serviços a comunidade brasileira.
Representada pela secretaria da Missão Sra. Aurelia Arcanjo

K.Kosmetik = Medalha de Honra ao Mérito
Consultório de estética na cidade de Berna, que patrocina, apoia e promove projetos culturais e artistas brasileiros na Suíça.
Representada pela Sra. Katia Wohl

Site Vairolar.com = Medalha de Honra ao Mérito
Espaço que promove na Web, os eventos culturais e artisticos e de entretenimentos brasileiros na Europa.
Divulga e apoia dando espaço e estrutura de divulgação para artistas e projetos culturais em seu web espaço.
Representado pelo Sr. Marcos Silva

Cantinho Cultural = Medalha de Honra ao Mérito,
Espaço de leitura e de venda e empréstimo de livros na Cidade de Bienne.  Representado pelo Sr. Francisco A. Nascimento de Oliveira (De Oliveira)  Localizado no interior da loja Sabor Latino, promove e difunde os autores brasileiros através de projetos e noites de autógrafos além de realizar exposiçao de quadros e eventos ligados as artes e a cultura.

Em Salvador-Ba/Brasil, em 10/02/12 na  ACB-Academia de Cultura da Bahia:


Foram também agraciados com diplomas de Honra ao Mérito os projetos:  Fala Escritor, Alma Brasileira,
Sofa Cultural, desenvolvido pelo performer e designer de ambientes Antonio Terra e  a ACB-Academia de Cultura da Bahia.

O Artista Plástico, Ricardo Takeru foi agraciado com a Medalha do Mérito Litero-Cultural Euclides da Cunha, no grau de Cavaleiro pelos relevantes serviços prestados a ALB/Suiça, por criar e desenvolver o  Brasão institucional

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2°Cria a GH-Galeria de Honra da ALB/Seccional-Suiça, local destinado aos Escritores, Artistas e Personalidades “In Memoriam”,  que contribuíram para a valorização , difusão e promoção das Artes e da Cultura brasileira dentro e fora do território nacional.
Esta açao tem como primordial funçao internacionalizar estes que prestaram relevantes serviços as Artes e a Cultura brasileira.
Também cria a CAJ- Comissão de Avaliação e Julgamento, que sera a comissao que irar avaliar e abrir processo para julgar indicações de membros Imortais e da GH bem como outorgas de Comendas e Diplomas de Honra ao Mérito, menções etc…

Os membros da GH terao seus assentos numerados e serao sempre lembrados e reverenciados em cerimonias oficiais da ALB/Suiça.
Detém de forma irrevogável a cadeira 001, o escritor Imortal Euclides da Cunha, Patrono desta Seccional.
A indicaçao de nomes para fazerem parte desta galeria podera ser feita pelo Presidente Nacional, Conselho Superior, Presidente desta Seccional ou de outras Seccionais, por *membro desta Seccional, em pleno gozo das suas atividades,  Através de documento oficial a Presidência da Secional/ALB-Suiça. Acompanhado de extrato Biográfico, Cultural, Científico e tese de  defesa do nome do  indicado a cadeira na de Membro Imortal ou a Galeria de Honra.
*Obs: No caso de membros efetivos a indicação dos nomes devera ter o endosso de 3 membros desta Seccional.

3° Também cria a CAJ- Comissão de Avaliação e Julgamento, que sera a comissão que ira avaliar e abrir processo para julgar e dar seu parecer as indicações de membros Imortais da GH,  bem como outorgas de Comendas, Diplomas de Honra ao Mérito, menções etc…

*Esta comissão será composta por 6 (Seis) membros efetivos .
Presidência desta comissão é prerrogativa do Presidente da Seccional, que poderá indicar seu substituto caso aja impedimento por motivos de força maior.
O voto de desempate será do Presidência da CAJ.
(*A indicaçao destes membros será feita através de convite aos membros da Seccional.)

A Presidência através da sua secretaria tem o prazo de 15 dias, prorrogáveis por tempo igual para encaminhar a CAJ- Comissão de Avaliação e Julgamento, as indicações para membros desta Seccicional, da GH, bem como outorgas de Comendas e Diplomas de Honra ao Mérito, menções etc…
A CAJ tera até 90 dias para encaminhar seu parecer para a votaçao do pleno.
A CAJ, fica criada na data da publicação deste ato e terá 45 dias, prorrogáveis por tempo igual, para sua instalação e nomeação dos seus membros.

  • Fica normatizado nets publicaçao os Graus de Merito para a Medalha Litero Cultural Euclides da CunhaComendador (a)CavaleiroEmbaixador (a) das Artes e Cultura
    • Institui-se  o Titulo de Amigo da ALB/Suiça
      Outorgado aos que prestam relevantes serviços a entidade e ajudam da difusão da ALB.

4° Nomeação:

Presidente desta Seccional Dr. Carlos S. Ventura nomeia para o cargo de Secretaria executiva desta Seccional a escritora Imortal, Sueli Maria Alvarez Angelote, que cuidara do acervo, documentos, correspondências eletronicas, * informações do Site e Blog. (*Juntamente com a Ascom), bem como a biblioteca desta Seccional e outros assuntos relacionados a Presidência.

O Presidente desta Seccional indica para ocupar a cadeira 002 da GH, o poeta baiano Tude Celestino e encaminhara para a CAJ, toda documentação necessaria para abertura de processo para eleçao do indicado a GH.
 
  • Para ocupar cadeiras como membros Imortais/Correspondentes indico os seguintes escritores:
 

Ana Berlin

Carlos Tourinho de Abreu

Cármen Neves

Issis Berlinck Renault

Ivo José Ciconha Cicoggna

Jô Mendonça Alcoforado

Lucia Amélia

Ricardo Domenck

Ubiratan Castro

Vera Passos Souza

Mirian de Sales

Leandro de Assis

Jorge Carrano

Pinho Sannasc

Deomidio de Macêdo

Regina Célia da Aquino Xavier


  • Para serem agraciados com Comendas, Diplomas de Honra ao Mérito e de Amigo da ALB/Suiça:

Irene Zwetsch

Mestre Azul/Fribourg

Roger Müller

Mestre Paulão/Lausanne

Livraria Romanica/Zurich

Livraria Libromania/Berna

Gêgê do Cavaco/Zurich

ONG Madalenas

Estesia/Bern

Irene Zwetsch

Tribo – Morro de Sao Paulo/Brasil/Londres/Zurich

Dé Barrense

Tonny Ferreira

Thais Podleskis

Ed. Ribeiro

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________


7° Em tempo:

Comunicação de Vacância.

A ALB/Seccional-Suiça informa vacância nas cadeiras 02 e 03 desta Seccional pela saida a pedido dos escritores Marcelo Cândido Madeira e Jacqueline Aisenman.
Comunicando a quem interessar possa que os mesmos nao sao mais membros ou tem vinculações com a ALB.

Deixando aqui registrado o agradecimento a grande contribuição dada por estes valorosos a esta entidade.
Desejamos a estes notáveis escritores, sorte em suas jornadas e que estaremos sempre ao inteiro dispor.

Att,

ALB/Suiça

============================================================

8° Outros:
Fica criada a Ascom-Assessoria de Comunicação/ALB-Suiça, que sera responsavel pela comunicaçao social e manutençao do Blog/Site desta entidade.

Este e seu conteúdo entra em vigor na data da sua publicação.
Enviar copia para a ALB/Brasil (Sede), para as devidas publicações.

Berna-Suiça, 08 de Maio de 2012.

Sueli Maria Alvarez Angelote
Secretaria Executiva/ALB/Suíça

Carlos Ventura
Presidente da Seccional-ALB/Suíça

  1. Digníssimo presidente Carlos Ventura. É um prazer participar da ALB/Suiça que se dedica a promoção da cultura do País no exterior. Parabéns a todos os confrades e confreiras dessa academia. Sucesso!
    Jô Mendonça Alcoforado

  2. Agradeço a nobre instituição da ALB/Suíça e ao digníssimo presidente, Dr. Carlos Venttura, pela indicação e nomeação como membro/imortal/correspondente, bem como a confiança depositada em meu humilde trabalho e projetos.
    Parabéns aos nobres confrades e confreiras da ALB. Somos um!
    Janaína da Cunha.

  3. Agradeço também, mais uma vez, em meu nome e nome de minha família, na pessoa de minha tia, Maria Auxiliadora da Cunha Lage, única neta viva e detentora de todos os direitos de meu bisavô, Euclides da cunha, a digna homenagem realizada pela honrada instituição da ALB e ALB/Suíça, nas pessoas do Dr. Mário Carabajal Lopes e do Dr. Carlos Venttura.
    Quem mais ganha com a homenagem é a nossa cultura e nosso país.
    Um grande e fraterno abraço a todos confrades e confreiras,
    Janaína da Cunha.

  4. Prezado Carlos Ventura
    Venho,sensibilizada,agradecer a indicação do meu nome.
    Abraços

  5. Participar desta Academia é estar com os dois pés fincados na cultura. Um, no Brasil, e outro, na Suíça… sempre apoiados por Carlos Ventura.

  6. Digníssimo presidente Carlos Ventura.
    Agradeço a indicação do meu nome para participar da ALB/Suíça que vem se dedicando a Cultura do Pais no Exterior. Como escritor, jornalista, ator, e músico deixam também o registro da minha participação no evento da mini-série que participei na Rede Globo de Televisão em ‘DESEJO’ sobre a história de Euclides da Cunha, dirigido por Denise Saraceni. Parabéns a todos os confrades e confreiras desta eficiente Academia. IVO JOSÉ CICONHA CICOGGNA.

  7. Agradeço ao presidente Carlos Ventura, de integrar a este nobre grupo de membros da ALB- Suiça,sinto-me feliz e honrado, meu papel em difundir a cultura Brasileira agora tenho que aumentar, depois de participar deste seleto grupo.
    Estou sem palavras para agradecer, mas conte sempre comigo
    www;edribeiro.com.br

  8. Sinto-me honrada pela indicação. Muito obrigada Carlos! Sucesso! Cármen Neves.

  9. Vera Lúcia Passos Souza

    Agradeço ao Ilustre Presidente, Carlos Ventura, por indicar o meu nome, o que muito me honra e alegra-me. Muito obrigada.

  10. Galeria de Arte paulo Campos Guimarães

    Salve Ed Ribeiro.
    Bom dia.

    Nada como ser amigo do REI.
    Parabéns ED RIBEIRO por receber a titulação EMBAIXADOR DAS ARTES E CULTURA.
    Que seu sucesso continue sempre.
    Felicidades.
    Abraços.
    Ricardo Girundi.
    Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães.
    Passarela Cultural.
    Belo Horizonte MG Brasil.

  11. A todos os que por mim foram indicados meus parabéns!
    Pois esta indicação nao seria posisvel se nao houvesse o mérito de cada um de vocês.
    Pois o talento e os dons de cada um ao nosso olhar deve sim serem sempre destacados e difundidos.
    Porque o reconhecimento é a mola propulsora para alimentar mais e mais a criaçao e açoes em prol das artes e da nossa Cultura.
    Os agradecimentos devem sim serem direcionados a esta entidade que tem como um dos seus pilares reconhecer e destacar os que produz, difundem e apoiam a cultura e as artes em geral, e seu Presidente nacional Prof.Dr. Mario Carabajal Lopes, que sabe muito bem que ser reconhecido pelos seus feitos é o maio premio que um artista, ou ativista cultural recebe.

    Boa sorte a todos!

    Paz e Luz.

    Att,

    Dr. Carlos Ventura
    Presidente da Seccional/Suíça-ALB

  12. Carlos,agradeço a indicação do meu nome,mas,como faço para me filiar?
    Abraços

    • Minha querida Miriam!
      Indica-la é uma grande honra.
      Agora é aguardar o resultado da CAJ- Comissão de Avaliação e Julgamento, que sera a comissao que ira avaliar e abrir processo para julgar indicações de membros Imortais e da GH bem como outorgas de Comendas e Diplomas de Honra ao Mérito, menções etc…

      Acredito que nao haverá impedimentos para sua eleição pelo seu notável historico como escritora e ativista cultural.

  13. Espero q/ sim.
    Qdo estiver por aqui venha conhecer minha Editora.
    Estamos ás suas ordens.
    Abração

  14. Daisy Maria Gonçalves Leite

    Parabens !!!!
    No Rio Grande do Sul a Historiadora Hilda Flores Lanõu o Dicionario da Mulher.Vale a pena!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s